A guerra no Bom Fim

A guerra no Bom Fim

Autor: Moacyr Scliar

Moacyr Scliar - Grupo Companhia das LetrasResultado de imagem para MOACYR SCLIAR | Escola, Trabalhos

    Moacyr Jaime Scliar foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contos, romances, ensaios e literatura infanto-juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.

    Link: Site oficial do autor

Gênero: Ficção judaica

Sinopse: Joel é o protagonista desta novela que mistura realismo e fantasia. Ele relembra seus tempos de menino judeu, quando vivia com a família na Porto Alegre dos anos 1940, em pleno bairro Bom Fim, o coração judaico da capital gaúcha.
    Revivendo seus anos de aprendizado, Joel busca na memória o garoto que, em meio às notícias da guerra na Europa e uma comunidade imigrante vinda de lá, brincava com os amigos e aventurava-se pelas calçadas do bairro, conhecendo os fatos da vida.
    A imagem e as angústias do célebre escritor Franz Kafka são um espectro que paira sobre o passado e o presente de Joel, que, como sua família, luta para se adaptar em uma sociedade que é e não é a sua. A guerra no Bom Fim, lançado originalmente em 1972, em plena ditadura militar, é o primeiro romance de Moacyr Scliar e também um romance de formação.
   Como outros livros de sua geração, testemunha a necessidade dos escritores brasileiros contemporâneos de lançar novas luzes sobre o passado e a identidade nacional.

Resenha: Eu gostei muito desse livro, uma experiencia nova para mim, pois não tinha lido nenhum livro de bolso e nem desse autor.

Vamos lá...
   Fui acompanhando a história do Joel e toda a vida no bairro do Bom Fim. E nessa aventura, percebi em diversos momentos um episódio de psicopatia.
    Fiquei impressionada com um episódio em que um menino no bairro gostava de abrir os gatos, então a sua mãe começou a pegar os gatos da vizinhança, para dar a ele, sonhando que seu filho seria cirurgião. Outro episódio foi a morte do pai de Joel, na guerra sobrou apenas um alemão, os filhos dele ficaram com muita raiva dos judeus, então as crianças resolveram se vingar. Mataram o pai de Joel, ai para descartar o corpo picaram, mas nesse meio tempo estava chegando a mãe deles, quando olhou pensou que era um churrasco, e chamou a vizinhança.

    Também percebi que a guerra no Bom fim, as crianças queriam e fantasiavam matar Hitler, o que imagino ser uma vontade de todos os judeus, e refletia no dia a dia das crianças judias.

    Um abraço!
    
    

 

Comentários