Convite para um homicídio

 

Convite para um homicídio 

Autor: Agatha Christe

Gênero: Mistério, Ficção policial.

Sinopse: Durante mais uma tranquila e monótona manhã no pequeno vilarejo inglês de Chipping Cleghorn, um anúncio no jornal local deixa os habitantes em polvorosa: todos são convidados a presenciar um homicídio. Pensando ser apenas um jogo de detetive, os vizinhos comparecem em peso, sem estar preparados para o que viria a seguir.

    Em meio a passados nebulosos e jogos de aparências, o cenário descortinado revela que ninguém é o que parece ser. Para resolver o mistério, a polícia conta com a perspicácia de Miss Jane Marple. Por trás dos cabelos brancos e das agulhas de tricô, a simpática velhinha imortalizada por Agatha Christie tem um profundo conhecimento do ser humano – e das atrocidades de que ele é capaz.

Resenha: Convite para um Homicídio (parte do Box 5 Agatha Christie, da HarperCollins Brasil), lançado originalmente em 1950, é um dos doze romances protagonizados pela velhinha. A narrativa se desenrola na pacata comunidade de Chipping Cleghorn, onde todos se alvoroçam diante de um estranho anúncio feito no jornal local: “Convida-se para um homicídio”. O local indicado é Little Paddocks, casa onde Letitia Blacklock vive com alguns parentes e hóspedes.

    Parte dos moradores da cidade se dirige para lá, curiosa com o que acredita ser algum tipo de jogo do assassino, brincadeira de interpretação de papéis onde se simula um crime. Às 18h30, todas as luzes se apagam, uma figura misteriosa surge pela porta segurando uma lanterna e ouvem-se tiros; quando a energia retorna, vê-se marcas de bala na parede atrás da Sra. Blacklock, cuja orelha sangra. O responsável pela invasão, reconhecido como empregado de um hotel da região, está morto, no que aparenta ser um suicídio. Estaria alguém tentando matar Letitia? Por quê?

    Em seu desfecho, o livro nos entrega uma longa e detalhada explicação.

    No fim Letitia não era quem dizia ser, era a irmã de Letitia. O que jamais imaginava esse desfecho.

    Um abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A bruxa não vai para a fogueira neste livro

Olhos d´ água

A mulher na janela