O conto da aia e Os testamentos



 1- O conto da aia

Autor(a): Margaret Atwood

GÊNEROS: Romance, Ficção especulativa, Ficção científica, Tragédia, Ficção científica feminista, Ficção distópica

Sinopse: 

    A República de Gilead é um estado totalitário que tenta usar a Bíblia para fundamentar seus atos. Kate foi presa por tentar atravessar a fronteira, seu marido foi morto e ela nunca mais viu a filha. Após ser cruelmente treinada para ter relações sexuais com quem o governo determinar, ela é designada para ser a serva do comandante, o supremo chefe militar.

    Resenha: Atualmente está dando o que falar ¨O conto da aia¨. Muito famoso agora com a série, porém esse livro teve a primeira publicação 1985.

    Vamos lá...

    O conto da Aia é uma realidade distópica, de regime totalitário religioso, no qual as mulheres, são separadas em castas. Tias, esposas, econo-esposas, Martas, Aias, e ainda também as mulheres mais velhas, que trabalham e moram nas fazendas. Todas são divididas em classes para ¨contribuir¨ com Gilead. Mas nelas têm alguma coisa em comum, todas são consideradas objetos, propriedade dos homem, pois quem manda, são os comandantes, ou seja os homens, mesmo os de classe inferior, conseguem subir na vida, como os guardiões, que se trabalhar bem, ganham uma econo- esposa. No começo do golpe, todas as posses das mulheres, foram passadas para seus maridos, e as que não tinham suas posses foram passadas para um parente de sexo masculino ou devolvidas ao governo.

    Quando eu li, pensei comigo, porque Offred, não reage a nada, porque simplesmente aceita tudo que está acontecendo, refletindo depois, ela não tinha o que fazer, estava fora de alcance fazer alguma coisa. Uma forma de resistência dela assim como de algumas outras aias, era pegar um pouco de manteiga, colocar no calcanhar e depois no quarto passar no rosto. Pois não ganhavam nada de cremes, perfumes, ou seja, ganhavam apenas uma roupa vermelha, com uma aba branca no rosto tapando a lateral do rosto, para olhar sempre para frente, e não pensar nem nada que não seja apropriado.

    Quando a autora escreveu sobre o marido de Offred, não romantizou, mostrou exatamente o quanto estava sendo confortável para ele, tudo que estava acontecendo. Quando a personagem chegou em casa, dizendo que não estava conseguindo sacar o dinheiro, e logo a noticia do golpe, ele apenas disse que não fazia mal, pois iria protege-la.

   Vocês conseguem imaginar acontecer isso na nossa realidade, é simplesmente bizarro!

  Lembrando que mesmo as esposas dos comandantes as mulheres das classes dominantes, não significa que elas têm alguma superioridade aos homens, todas as mulheres em algum momento sofrem nessa distopia patriarcal.

    As aias recebem esse nome, pois são elas que na sociedade servem para dar filhos às esposas e comandantes, com isso, todo o mês tem o ritual, para a aia ter uma criança, o que nada mais é do que um estupro.

2- Os testamentos 

    Ano da primeira publicação: 10 de setembro de 2019.

    Gêneros: Ficção científica, Ficção distópica.

  Sinopse: Em “Os testamentos”, continuação de “O conto da aia”, Margaret Atwood responde às perguntas que afligem os leitores há décadas. ... Em “Os testamentos”, Atwood retoma a história quinze anos dos surpreendentes testamentos de três narradoras femininas de Gilead: tia Lydia, Agnes e Daisy.

    Resenha: Os testamentos é a continuação de O conto da aia, 15 anos depois ainda segue firme a República de Gilead, porém a tia Lylia, desde o golpe, está organizando para acabar com essa estrutura de governo.

    As três testemunhas vão contando a história delas e como as três traçaram os seus caminhos. Mostra a resistência da tia Lydia, e também das duas meninas.

    Em Gileade não existe leitura nem escrita, apenas para as tias, então as meninas estudam na escola, os desenhos que representam as coisas. Exemplo: O desenho de um pão significa padaria.

    Desenho de Pão de forma para Colorir - Colorir.com

       Nos testamentos aparece o comandante Judd. Em Gilead, as meninas assim que mestruam, fazem um curso para casar. O comandante sempre casava com meninas de 13 anos, 1 ou 2 anos depois elas apareciam mortas, seja por veneno ou empurrada da escada

    O que me chamou atenção, não é apenas o alfabeto, em forma de símbolos, os brinquedos das meninas, eram todos montados em forma de comandantes, esposas, aias, martas, enfim tudo que constitui essa sociedade, serve para as crianças não pensarem além do que vivem, e nada além do que eles querem que a população pense.

    Significado de Offred; Os nomes das aias não são divulgados. Elas recebem o nome do comandante, e a palavra Of na frente, significa do Fred. Quando a aia dá a luz, logo em seguida vai para casa de outro comandante e assim recebe outro nome, mas sempre o of na frente.

    Espero que tenham gostado, é um ótimo intertexto para o enem.

    Um abraço! 

    Fica ai uma dica de série , The handmaid´s tale!!!

The Handmaid's Tale (série de televisão) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Comentários