BTK- Máscara da maldade

 



    BTK- Máscara da maldade

    Autor: Hurst Laviana, Roy Wenzl, L. Kelly, Tim Potter

    Gênero: Biografia, Crime real 

  Sinopse: Ao longo de três décadas, um monstro aterrorizou os moradores de Wichita, Kansas. Um assassino em série que amarrava, torturava e matava mulheres, homens e crianças, iludiu a polícia por anos a fio enquanto se vangloriava de suas terríveis façanhas para a mídia. A nação ficou chocada quando os crimes de BTK ― a sigla para os termos em inglês bind, torture, kill, que eram sua assinatura criminosa ― foram enfim associados a Dennis Rader, um vizinho amigável, marido devoto e respeitado presidente da congregação de uma igreja local.

    Resenha:   Como sabemos a Darkside nunca decepciona, com as suas edições, muito ricas em conteúdos e ilustrações. Dessa vez não poderia ser diferente.

Vamos lá...

Quem é Dennis Rader, serial killer que se autodenominava “Assassino BTK” -  Revista Galileu | Sociedade

        Dennis Lynn Rader, era o presidente da congregação da igreja, um exemplo de pai, levava o filho para acampar, mas nas suas horas vagas era sádico, frio e calculista. Seguia as suas vítimas, as estudava, todas eram mulheres, exceto o pai da família Otero. 

        O que me chamou atenção, foi que BTK não seguia a linha padrão dos sereal killers, geralmente eles não param de matar, porém Rader parou por um tempo, começou em 1974 até 1991, em intervalos. Não se sabe ao certo o porquê de ter parado, vou deixar aqui a lista com as vítimas.

  • 15/01/1974 - Joseph Oter, 38 anos; Julie Otero – 34 anos e mulher de Joseph; Joseph Otero II, 9 anos, filho; e Josephine Otero , 11 anos, filha: Foram estrangulados em sua própria casa. Julie foi espancada e estrangulada no quarto, seu corpo foi encontrado junto ao do seu marido. Josephine foi estrangulada, e com o corpo parcialmente vestido, foi encontrada com uma corda no pescoço e pendurada no encanamento do porão. Joseph também foi enforcado e asfixiado com três sacos na cabeça enquanto ele o observava morrer. Os outros três filhos do casal não sofreram lesões, pois se encontravam na escola na hora do crime. Ele roubou um relógio e um rádio da casa, e seu sêmen foi encontrado no local, o que indicava que ele sentia prazer ao matar.
  • 4/04/1974 - Kathryn Bright, 21 anos: Esfaqueada até a morte em casa, amarrada e parcialmente vestida, com vestígios de sufocamento. Seu irmão levou um tiro, mas sobreviveu.[9]
  • ?/10/1974 - Uma carta é enviada para o Jornal Wichota Eagle-Beacon, reclamando sobre a autoria do assassinato da família Otero. Em um trecho da carta ele dizia assim: “Eu não consigo me controlar, vocês provavelmente me chamarão de psicopata, estuprador, mas isso é mais forte que eu, há um monstro dentro de mim”.
  • 17/03/1977 - Shirley Vian, 26 anos: Encontrada amarrada e enforcada em sua cama, com um plástico sobre a cabeça. Ele amarrara uma corda em volta de seu pescoço, mãos e pés. Vivian tinha três filhos, mas os mesmos não sofreram nenhuma lesão, pois foram trancados no banheiro. Numa carta que BTK enviou a policia, ele contou que o filho mais novo (5 anos) de Vivian foi quem tinha o deixado entrar, e enquanto matava a moça, foi interrompido por um telefonema.[9]
  • 8/12/1977 - Nancy Fox: Foi amarrada e estrangulada com meias de nylon em sua casa. A fiação do telefone havia sido cortada e ela estava parcialmente vestida. A voz de BTK ficou gravada quando ele ligou a policia pra informar mais um homicídio de sua autoria.[9]
  • 10/02/1978: Ele mandara uma carta a estação de televisão do Kansas, mais uma vez reclamando a autoria dos assassinatos de Nancy Fox e Shirley Vian. Nesta carta havia um poema com o titulo “OH! Death To Nancy” (Oh! Morte para Nancy)
  • 14/06/1979 - Anna WIlliam: Recebeu uma carta com um poema de nome “Oh Anna! Why didn't you appear?” (Oh Anna! Porque você não apareceu?), e isso indicava que ele havia entrado em duas casas com a intenção de matá-la, mas desistiu quando ela não apareceu. [10]
  • 27/04/1985 - Marine Hedge, 53 anos: Foi sequestrada de sua casa, em Park City, no Kansas, tendo seu corpo sido encontrado oito dias depois, estrangulado. Uma meia calça foi encontrada no local e ela morava na mesma rua que Rader. Só em 2005 este caso foi relacionado aos crimes de BTK.
  • 16/09/1986 - Vicki Wegerle, 28 anos: Encontrada estrangulada em sua casa.[11]
  • 18/01/1991 - Dolores Davis: Foi sequestrada de sua casa (1,5 km de distância da casa do BTK), por Park CityKansas. Foi encontrada estrangulada 13 dias depois, embaixo de uma ponte. Ela tinha seus braços, mãos e pés amarrados por uma meia calça. Esse crime só foi relacionado com o BTK em 2005.



      Infância do assassino

      Quando criança, costumava torturar e enforcar pequenos animais (uma das três características da Tríade MacDonald, ligada, segundo alguns especialistas, aos assassinos em série). Além disso, ele alimentava fantasias sexuais envolvendo escravidão e tortura, e se masturbava com cordas ou outras amarras nos braços e pescoço. Ele também roubava peças de roupas íntimas das vizinhas, o que foi considerado "comum" na época.

            É curioso como a família achava normal torturar animais. Como, em qualquer época isso pode ser normal?

        Ele era conhecido por torturar animais, esse homem de uma hora para outra virou um cidadão de bem, no qual todos a volta admiravam. Mais para frente ele chegou a trabalhar em um emprego da prefeitura, com isso, matou o cachorro do vizinho por estar na calçada 

    


        Tudo isso aconteceu na cidade de Wichita no kansas, o que esse ano já escutei bastante sobre, foi lá que começou a famosa gripe Espanhola nos campos de concentração dos EUA para a guerra.

        Eu achei interessante que lá, os arquivos mesmo depois de 30 anos, são reabertos para investigação, o que não é comum vermos no Brasil. Nesse caso, o marido de uma das vitimas, foi taxado de culpado por anos, o que certamente, teve causas gravíssimas em sua vida. 

    Em 2004, Rader voltou a se comunicar com a polícia, através de uma carta para The Wichita Eagle, se responsabilizando. Me chamou atenção na leitura também, ele não permitir que outros levassem os créditos pelos crimes de BTK, mas queria os créditos só para si, pelo contrário queria que todos soubessem o que fez, e apenas ele era para ser clamado e citado pela policia. Em uma de suas confissões, disse que sua satisfação sexual era quando estrangulava as vítimas.

    Também penso que BTK tinha muita sorte, e mostra o quão as pessoas não percebem o mínimo do que as outras fazem, em muitos momentos ele deixava as coisas para serem descobertas, era atrapalhado, mas em algum momento ele tinha que falhar, pensei comigo, no final, ele mesmo colocou seu pé para tomar tiro, no modo de dizer.

     Confesso que foi uma leitura fluida, mas quando se trata dessas pessoas frias, parece fora da realidade, mas não é, elas estão por toda parte, seja aquela pessoa que te chama na internet que você não conhece, e diz que quer conversar para ser amigo, ou um individuo próximo de você como o BTK era próximo de muitas pessoas.

        Vou deixar o link da confissão de Dennis Rader: Link

            Significado dos termos:

                A sigla em português quer dizer:  Amarrar, torturar e matar.

      Psicopata:  é a designação atribuída a um indivíduo com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento frio, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela presença de uma atitude de dominância desmedida.

   Sociopata: diz-se de ou indivíduo de personalidade psicopatológica e de comportamento antissocial, ao qual falta senso de responsabilidade moral ou consciência.


       Qual a diferença entre psicopata e sociopata?

Enquanto os sociopatas são capazes de sentir remorso e culpa, traços psicopáticos incluem a falta de empatia e falta de culpa e remorso. Com seu charme e carisma, psicopatas podem ser extremamente manipuladores e calculistas

        Sereal Killer: Assassino em série.

        

       Atualmente, BTK está preso com prisão perpétua em Wichita, no Kansas.

Espero que tenham gostado.

      Qualquer sugestão, é só ir no formulário de contato ao lado, quando entrar na página, ou deixe nos comentários.

   Também todas as quintas, vou deixar uma barra de perguntas nos stores do meu instagram:@duartetah

      Um abraço!



        

          

        

Comentários