Lançamento: Livre de gaiolas

Lançamento...

 Livre de gaiolas



Autora: Tânia Duarte 

Capítulo 1:

Ao pensar em ser poeta.



Para todas as gaiolas que já me vi presa.

Hoje sei que eu estava livre em gaiolas...

  Agora estou livre de gaiolas...

 

Finalmente livre para voar.

 Fala de solidão.

  mas de conexão.

De superação, mas sem execução.

 

   De uma pessoa

    solitária, mas que

    estava

        pronta para voar,

            recomeçar.     

    O mundo ganhar.

                                       

 

 Estava pronta sem saber...


☺☺☺

Ao pensar em ser poeta,

posso reunir as frases mais belas,

ou me sentir presa

em uma floresta

 

Faço poemas

para rimar pensamentos,

que não desapareciam, e no

meio de tanta coisa, eles me envolviam.

 

Como a cada batida

do meu coração,

eu mudava a minha expressão

e buscava uma explicação.

 

Espero ser bem vinda

para rimar sobre minha vida.

Me encontro olhando a brisa

do vento, escutando Isa.

    

 


☺☺☺  

 Gosto de ver o pôr do sol pela janela.

  Lembra quando eu via os pássaros cantando,

   e meu pai comentando, o quanto a natureza era linda.

(ainda é)

          O vento alcançava o meu cabelo volumoso e escuro, e ia para trás 

           dos ombros. Meus olhos cor de café, refletiam a cor das folhas 

secas do outono.

 

 

         Via os pássaros dentro da minha gaiola,

 à vista era perfeita, 

mas logo eles voavam e eu ficava...



☺☺☺

Quando percebemos que o sol

foi embora.

Vemos o quanto ele está

nos aquecendo, esperamos que não demore.

  

Quando era criança,

pensava que a lua me seguia.

Me achava importante,

uma viajante. 

 

Que menina bela,

feito aquarela.

Viajando pela cidade,

buscando a lua que seguia ela.

 

Brilhava e me olhava.

Com o brilho mais lindo.

Vinha e se movia,

Com os olhos fixos no meu.

 

 


Uma conexão com a natureza.

Uma conexão com a lua...


 

 

 ☺☺☺

Devemos nos conectar

Com o sol,

Com as estrelas,

com o luar.

 

Conectar com pessoas,

com amores,

com olhares.

Como o sol se conecta nos mares.

  

Buscar o que não

nos faz desistir.

Buscar o que

nos faz insistir.

 

Saía da gaiola...

 


 

 

☺☺☺


A lua ainda me dizia...

 

Cinza como cimento.

A conspiração com o mar perfeito.

A busca pela paixão,

longe da solidão

 

Como se dizia.

Quero você como minha,

como minha rainha.

Tirar a solidão que já foi minha. 

  

Como se dizia.

Eu posso ser

o que você quiser,

para te ver, posso remar contra a maré.

 

Ver pequenos detalhes,

em um mundo moderno.

Onde nada equivale,

quando se trata de liberdade.

••• 

 

 





Capítulo 2: 

Versos de infância...









☺☺☺

Pescarias com meu pai...


Até hoje sinto,

o cheiro de mortadela

e ovo frito, lembranças

das pescarias de domingo.

 

  Não se deixe levar

           pela maresia, cuidado com a beirada.

Eu ouvia,

    mas eu olhava para o lado 

                                     e apenas sorria.                                   


☺☺☺ 

Nem tudo é 100% feliz...

 

Ia para a escola com odor

    mal cuidada, para meus colegas,

eu não passava de um pavor.

  Sem shampoo, sem condicionador.

 

Por anos

   passei despercebida.

 Me sufocava,

aquela vida sofrida.

  

Toda minha infância,

foi sem amigos.

Sempre senti

que tinha apenas conhecidos.

 

Com minha calça

 cor de vinho.

Eu passava

de domingo a domingo.

 

☺☺☺ 

Ninguém ensinou a ser mãe...


Todos os dias,

ela se batia.

Mas acreditaram em sua

versão e não na minha.

 

No meio da vida corrida,

ninguém imagina como é sofrida.

Você coloca o sorriso no rosto,

ninguém imagina o desgosto.


Eu não podia estar

no mesmo lugar,

   para não escutar o seu rádio.

   Entre muitos, esse era um episódio.

                         

Mas vamos falar de coisa boa...

          

 

 Não a culpo por isso,

 ninguém ensinou a ser mãe. 


☺☺☺ 

Dava para me ver sofrer,

mas eu não tinha o que fazer.

Apenas dormia para me aquecer,

na noite fria até o amanhecer

 

A voz na minha cabeça ecoava...

 

Era uma voz que ninguém ouvia,

mas eu escutava.

Entre 4 paredes ela ecoava.

 

Era um grito que ninguém escutava... 

 

☺☺☺

Como ainda sorrio?


Eu sorria,

mas não era de alegria.

Mas apesar de tudo,

eu queria ser feliz para o mundo,

 

Eu vivia a realidade,

como um pesadelo.

Que a qualquer momento,

eu ia sair daquele caos de sofrimento

                                         E sai...

 

Anos depois, me perguntaram,

como eu ainda sorria, contando

sobre a minha vida?

                                          Eu apenas sorri.

 

Quando me levaram de casa,

não chorei, eu sorri.

Com um sentimento que eu não voltaria.

                                            E não voltei.

 

☺☺☺ 

Buscando além do previsível...


Vulnerável,

mas com sentimento de segurança.

Prevendo o futuro,

estando no escuro.

 

Previsível,

mas nada era certo.

Sua vida, seu futuro

era incerto, um mistério.


Estava

no escuro.

Procurando a luz

no fim do túnel.

 

Previsível, pois todos a sua volta

não acreditavam além daquilo.

Mistério, pois estava disposta a sair e buscar uma vida, 

além do que queriam, ela queria sucesso. 

                                                E não falo de fama.


☺☺☺

O que tinha além do horizonte?


Eu não sabia,

mas queria descobrir.

Um pensamento, que ia e vinha durante instantes.

Porque o mundo naquele horizonte era distante.

 

Pensamentos

que cortavam a alma.

Ardente como uma navalha.

 

Mas eu aprendi a tratar cicatrizes...

 

Além do horizonte,

imaginava um mundo grande.

Uma realidade que eu procurava,

uma esperança...

 

Uma esperança,

uma ingenuidade.

Uma batalha a ser ganhada.

Eu estava na guerra que não acabava.

                                        Mas acabou.


☺☺☺ 

Em um dia normal.

Eu estava na escola, como quem estava pronta

 para chegar em casa outra vez...

 

Mas ninguém chegava para me buscar...

 

Será que meu pai tinha se metido em briga outra vez?

 

Até que avistei minha salvação...

 

Um modelo mais avançado de salva vidas naquele mar...

O conselho tutelar...

 

 

 

 

Foi o fim da minha antiga vida...

 

 

 

 

E eu sabia disso...

 

 

 

 

 Eu só remei para a maré...

 

 

 

 

Agora vamos encarar essa nova vida... 

 


☺☺☺

Um sentimento de sair da gaiola... 

 

Sentimento bom de liberdade à frente...

   

Um sentimento estranho, 

eu tinha mais liberdade no abrigo do que em casa...

 

Em casa eu tinha a mente presa,

no abrigo eu tinha o corpo,

mas a mente era livre. 

 

Sempre ouvi que era forte,

dependendo da fase...

Mas principalmente, já ouvi tudo sobre mim.

                                      Depende da fase mesmo...

 

                                     Uma menina de fases... 

 

 

No momento estou em uma fase de aprovação...


☺☺☺

Já que fui de fases ...

Essa fase leia, ela é importante leitor.


Nessa fase, encontrei uma pessoa que me deu a vida ...

Renasci das cinzas...

 

Encontrei uma pessoa que tinha super poderes...

Eles eram fascinantes, ela tinha um coração gigante.

 

E no meu coração, ela foi guardada lá no fundo.

 

               

 

        Agradeço por não desistir de mim, dinda.

 

 

 

 ☺☺☺

No abrigo, eu vivia em um mundo que até então não conhecia...

Eu não precisava ser mais independente.

                    (eu não sabia ser)

Tinha outras crianças.

Pessoas que se preocupavam comigo de um jeito, 

que ainda não tinha visto...

                (não via o quanto isso era importante)

 

 

 

Mas nenhuma ¨tia¨ deixou de me cuidar...

 

 

 

Agradeço por isso também...

 

☺☺☺ 

Mas teve um dia especifico que eu tive...

 

outras visões, outras percepções... 

 

Eu fui adotada, mas não era novidade.

                                 (claro que era)

Eu já conhecia minha mãe adotiva, 

desde o momento que cheguei no abrigo...

 

Ela trabalhava lá,

a primeira que viu roupa para mim,

 a pessoa que tinha super poderes,

 a pessoa que me convidou para ir a sua casa... 

 

Era uma vez...

Era uma vez, eu tive um lar de verdade. 

Daquela vez, eu não vou esquecer.



Eu tinha vencido a guerra.

••• 

 

 

 

 

 

 

 

Capítulo 3:

Gaiolas da vida...

 

 

 

 

 

 

 

 

••• 

Eu estava levando a vida e sendo feliz do meu jeito.

Mas nada é para sempre...

 

Despois daquele fim de semana, nada foi como antes...

A pessoa que eu tinha como figura paterna faleceu.

      (Mesmo com o jeito dele, me criou)

☺☺☺

 

A cada pedalada

 

Quando meu pai se foi,

parecia que eu não sentia.

Mas nas madrugadas, eu chorava

oceanos de lágrimas.

 

Queria o seu

Sorriso de volta,

para tudo a minha volta.

 

Apesar de não ter condições de me cuidar, eu o amava. 

 

O jogo da loteria, futebol e pescarias,

eram nossos eventos preferidos.

Mas com nosso time,

éramos iludidos.

 

Eu olhava as bicicletas,

na esperança,

de você estar entre elas,

sorrindo a cada pedalada.

 

☺☺☺ 

A última vez que te vi, você mostrou o quanto gostava de mim, 

no seu olhar brilhando, os R$: 50 reais 

que tinha ganhado no jogo da loteria, jogando 707, 

meu número. Me mostrando a sua horta e seus planos para o futuro.

               Você tinha 80 anos e ainda sonhava...

 

Hoje você está vivo em meu coração...

Eu aprendi a guardar as lágrimas e transformar em arte e versos...

 

   Obrigado pai...

••• 







Capítulo 4:

O vício que consome...

 








•••

 Parte 1


Quando percebi,

tudo que passava aqui.

Já era tarde demais,

eu não sabia quem eu era mais.

 

Tudo que me tirava da realidade,

eu achava fascinante.

mesmo que fosse por um instante.

 

Era um ciclo vicioso,

eu só pensava com o coração.

Não sabia que momentos,

iriam tomar aquela proporção.

 

Das pessoas,

eu não tinha retorno.

Culpava minha aparência,

Por falta de esforço.

      

☺☺☺

Parte 2


A realidade,

o vício consome.

Cada instante,

lembro como se fosse ontem.

 

Era um refúgio,

guardava as minhas

Mágoas, minhas lágrimas lá no fundo. 

 

O vício consome,

mas em um passe de mágica,

surge outra vez

os movimentos, os momentos.

 

Um oceano...

que estava prestes a transbordar.

E a cidade que era minha vida,

Ia inundar. 

 •••







Capítulo 5:

Apostas...














•••

 Eles falam que apoiam,

as mulheres no topo.

Mas na prática,

eles querem mulheres no poço.

                                  Mas criamos asas...

 

Quando eu treinava jiu-jitsu,

contava alto os exercícios.

Então o professor me usava como exemplo,

para seus alunos homens correrem contra o tempo.

 

Já me falaram para malhar

bastante na academia.

Mas não era para a minha saúde,

era para andar ao seu lado enquanto caminha.

                                      Você falou isso mesmo?

  

Será que eu era um menino

por contar alto?

Será que eu devo ser um troféu e nada mais?


☺☺☺ 

Rotulada de feia...


Eles nos rotulam,

de acordo com o que temos

e não o que somos.

                                      E não falo por fora!

 

Nos tratam como objetos,

Fazem apostas.

Decidem se é feia ou bonita.

                          E eu ainda não falo por fora!

Se é lixo ou pedra preciosa.

 

Entre os amigos,

fizeram uma aposta.

Só via os flashes.

Fui rotulada de feia!

 

Até quando vamos ser tratadas

como objetos, pelo simples fato

de ter nascido mulher.

Sem ter a liberdade de viver como quer.

 

☺☺☺

Rotulada de bonita...


Quando entrei

para o Ensino médio.

Decidi que não ia ter,

aquele estilo médio.

 

Não ia aceitar,

participar outra vez de uma aposta.

Mas teve outro episódio como resposta da minha decisão.

  

Mas fizeram aposta,

por outro motivo.

Eu estava arrumada

e isso era percebido.

 

Então fui taxada

de bonita.

E para ver quem ficava,

faziam corrida.

 

☺☺☺

Forte como uma mulher...


Para todas as meninas, que não sabem

que participaram de apostas.

Desejo que vocês sejam livres,

de amarras, livres de gaiolas.

 

Não te deixe rotular,

por ser forte demais,

como um menino.

Você é mais do que isso. 

 

Você é forte como uma mulher

e isso deve ser um elogio.

É um escudo,

pois deve saber que pode tudo.

 

Forte no sentido

de poder escolher, nossas

próprias realidades utópicas,

nossas próprias respostas.

 

☺☺☺

Na nossa realidade utópica...

 

Na realidade, no qual, cada

uma tem a sua beleza.

E ao olhar no espelho,

vemos isso com clareza.

                                   Agora eu falo por fora!

 

Na realidade,

no qual, podemos ser livres pela cidade,

sem ser olhada,

cada vez que passa.

 

Na realidade utópica,

que cada uma pode ter

a sua escolha própria,

no mundo onde mora. 

 

Para todas,

que um dia foi oprimida.

Sem ter seu lugar,

para decidir como quer viver.

 ••• 

 

 

 



Capítulo 6: 

Gaiolas da paixão. 

Amores que vem e vão...









••• 

Presa em gaiolas da paixão

 

Para todos amores,

que vêm e vão.

Como raio,

Como trovão.

 

Eu já não soube diferenciar,

se era dor

no coração de infarto,

ou amor.

 

Já me vi presa,

nas gaiolas da paixão.

                      A fiança foi cara!

Sem ser correspondida,

sem ser escolhida.

 

Sou intensa.

Me apego como tempestade,

Me pego pensando nisso,

quando sento na varanda sábado à tarde.


☺☺☺ 


Nunca fui boa com palavras,

talvez faltou comunicação.

Em nossas conversas,

em nossas falhas.

 

Falha por não ser correspondida,

falha por não ser ouvida,

falha por não buscar apenas curtição,

Falha por buscar uma dona para meu coração.

 

Buscamos coisas complexas,

ser amada e com pressa.

Não olhamos para as pistas,

a serem percebidas.

 

Cobramos os outros,

pelo que sentimos.

Mas deve haver entrega dos dois,

em todos os sentidos.


☺☺☺

                                   Livre em uma gaiola                                    

  parte 1


Com um sentimento de liberdade,

presos ficamos.

Estamos em uma gaiola,

mas não percebemos.

 

Aos poucos,

Sem perceber.

Dependemos da pessoa,

até para viver. 

 

Amar, eu pensava

que era deixar voar.

Mas ao contrário disso,

eu sentia estar em uma gaiola.

                                         Sem respirar...


Estar em uma relação abusiva,

não imaginamos.

Pena que o sentimento,

não controlamos.

 

 ☺☺☺


Parte 2 

                                                   Não sinto mais                                                     


Lágrimas de saudade,

lágrimas de desejo,

lágrimas dos bons tempos,

e de seu cheiro.

 

Mas as lembranças dessas lágrimas,

não me causam mais efeito.

Me lembram de um tempo ruim,

abusivo e sem respeito.

 

Mentir onde andava,

beijar outra na minha frente,

dizer que todos mentiam.

Te torna mesmo atraente.

 

Me sentia culpada,

por coisas que não eram culpa minha culpa.

Do contrário do que você falava,

eu não tinha culpa de nada.

  

☺☺☺ 

                      Parte 3                        

                                Te agradeço por tudo                                   


Penso que estive,

em uma realidade paralela.

Queria sair e

Viver sem ela.

 

Nessa realidade,

a pessoa passa a te culpar,

por coisas que ela faz.

Isso que é abusar. 

 

Você passa a usar,

o coração e não a cabeça.

De todos desconfia,

mas desse sentimento não se livra.

 

Mas agradeço,

por me fazer enxergar.

Que nem todos posso confiar,

aprendi a me amar.

••• 

        

 

 

 

 

Amores que vem e vão: 

Parte 2

Cartas de amor...









•••

Você faz eu escrever esses poemas,

com sentimento.

O sentimento de querer

te ter e não poder.

 

São apenas cartas de amor,

que não posso te mandar,

e nem entregar

uma flor. 

 

Não quero que pense,

que era clichê.

Nem pense,

que quero cache.

 

Posso falar

dos teus olhos,

do teu sorriso,

ou das lembranças de você comigo.

 

☺☺☺


Posso começar,

quando nos conhecemos.

De quando nos falamos,

dos sentimentos que nunca contamos.

                               (Apenas eu tinha!)

 

Posso começar,

com as lembranças.

Quando me olhava

e tudo parava.

 

Te imaginar comigo ao acordar,

com um café da manhã.

Que vejo nos romances da tevê.

Será que um dia vamos ser?

Um casal eu e você?

 

                                Talvez seja um pouco clichê!


☺☺☺

O teu sorriso...


É difícil resistir,

com o teu sorriso bobo,

gosto do teu cabelo,

de trança, raspado e solto.

 

A simplicidade que não se desfaz.

A ¨beca¨ é a nossa piada interna,

e a lembrança do teu sorriso,

naquele ônibus me satisfaz. 

 

Todas as manhas, não podia faltar,

o quiche de calabresa, para

acompanhar o café,

e a beleza do teu olhar.

 

Um sentimento de saudade,

que vale a pena.

Dar valor para as coisas

Simples e pequenas. 

 

☺☺☺

O teu olhar

 

Na base do teu olhar,

eu encontro um momento singular.

Único e que me tira o ar,

um sentimento peculiar.

 

O teu olhar,

faz eu voar,

sem sair do lugar,

e para o tempo quando te vejo passar.

                    Ainda estou presa nessa gaiola!

 

O teu olhar,

faz eu querer afundar,

no oceano só para achar,

o que me fez apaixonar.

 

O teu olhar,

faz eu viajar em uma realidade.

No qual, todas as minhas

Fantasias se tornam verdade.

                              (Todos os dias ao seu lado)

  

☺☺☺

Provas de amor ... 


Essas rimas,

são uma prova de amor.

Que não posso te mandar,

mas posso compor

 

Sua voz,

é uma melodia,

é uma canção.

Que imagino ouvir todo dia. 

 

É inacreditável,

o quanto você é amável.

A sua lembrança é inesquecível,

o meu amor por você é visível.

 

Quero te levar para Paris,

igual a um romance de filme.

                                                Quero te amar,                                               

todos os dias, te encontrar e

colocar nossa música para bailar.

  

☺☺☺ 

Não pensava em mais nada..

  

Quando todos a nossa volta,

falavam que parecíamos um casal.

Eu não demonstrava,

mas eu gostava.

 

Gostava do jeito que tudo

aconteceu naturalmente.

Mas fiquei triste, quando

Acabou posteriormente. 

 

É claro que fui obrigada,

a escrever aquele poema.

Sempre tentei chamar a sua

atenção, para coisas que você ama.

 

Fiquei triste quando você foi,

mas não imaginava, que

estava apaixonada, ao ponto

de não pensar em mais nada.


☺☺☺

Como te descrever?


Uma mulher empoderada,

linda e inteligente.

Que não tenho palavras,

para te descrever totalmente.

 

Uma mulher,

que para descrever.

Preciso passar horas

a escrever. 

 

Quando falei que queria você:

Você pensou,

que era mais uma pessoa que me apeguei.

Só posse fazer um poema,

para mais ninguém.

 

A imaginação está perto da realidade,

a diferença é que a imaginação,

é a nossa busca,

pela nossa realidade em perfeição.

 

  

☺☺☺ 

Basta você querer...

 

Será que quando,

eu olhar para o mar.

Vou lembrar ainda

em te amar?

 

Passar as manhãs escutando,

¨Anos luz¨ eu quero te encontrar.

Essas lembranças, estão me

enlouquecendo, mesmo que eu não queira.

  

Queria estar vendo

 o pôr do sol em Copacabana,

nesse momento.

                Estou te querendo a um tempo.

 

Sim, imagino todos

essas coisas com você,

de mãos dadas.

                 Basta você querer.

•••

 





Capítulo 7:

Desperte...









•••

Talvez eu seja um imã,

para deixar pessoas saírem da minha vida.

Talvez minhas rimas, despertem

o coração, como a última canção

do Poesia acústica.

 

Os nossos pensamentos mudam,

como a posição da maré.

às vezes pensamos alto,

às vezes temos momentos baixos.

 

Um dia já quis desaparecer,

agora quero enriquecer.

Um dia quis esquecer,

agora quero lembrar

de tudo, aprender e crescer.

 

Hoje estou livre dessas gaiolas.

Estou livre em gaiolas de versos, 

que a cada rima eu abro uma porta, 

tudo que eu mais quero.

                          (A liberdade está nela.)

 

Faça a sua gaiola, com portas que 

você possa abrir e respirar...


 


 


 


 


 


 


Comentários